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Acontece em Natal (RN) o 8º Muticom - Mutirão Brasileiro de Comunicação


    Natal, CNBB - O tema “Comunicação e Participação cidadã: meios e processos” pauta as atividades do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), aberto oficialmente na noite de domingo, 27 de outubro, no hotel Praiamar, em Natal (RN).
       A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
    “Se eu puder definir este 8º Muticom com uma palavra, eu diria esperança. Uma esperança que não decepciona, e esta alegria de ver cada vez mais o desafio de Paulo VI, que seremos julgados pelas futuras gerações pelo bom ou mau uso que fizermos dos meios de comunicação”, afirmou dom Dimas. “Acho que o Mutirão vai ser um momento de muita comunhão, de muita partilha, no que diz respeito à nossa missão”, afirmou a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, em entrevista ao site do evento.


As atividades do evento continuam nesta segunda-feira no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com celebrações, seminários, e a Feira de Comunicação. Hoje, a programação começa com missa, seguida de uma conferência com o jornalista Muniz Sodré. No período da tarde, ocorrerão, simultaneamente, os 14 grupos de trabalho.

Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, a realização do Muticom em parceria com a universidade é um fato muito positivo. “Neste evento vamos ter a possibilidade de fazer uma discussão cientifica acadêmica da questão da comunicação sobre os meios e processos que venha a qualificar a atuação na comunicação da religião católica”.

    A programação acadêmica do 8º Muticom termina na quinta-feira, 31. Na sexta-feira, 1º de novembro, será dedicada a passeios. As notícias do evento podem ser acompanhadas também no site oficial, ou através do aplicativo exclusivo para smartphones.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 28 de outubro
08h – Missa
09h – Conferência: Comunicação e participação cidadã: meios e processos
Assessor: Prof. Dr. Muniz Sodré (Prof. Emérito da UFRJ)
Mediador: Ir. Élide Fogolari – Setor de Comunicação da CNBB
12h – almoço
14h às 18h – Grupo de Trabalho

Dia 29 de outubro
08h – Leitura orante sob a ótica da comunicação
09h – Seminário: Comunicação comunitária e construção da cidadania
Assessora: Profa. Dra. Raquel Paiva (UFRJ)
Debatedores: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (UFRN); Pe. Manoel Filho (Arquidiocese de Salvador – BA)
Mediador: Dom Dimas Lara Barbosa – Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB
12h – almoço
14h às 18h – Grupo de Trabalho

Dia 30 de outubro
08h – Ofício Divino
09h – Seminário: Jornalismo Público e cidadania
Assessor: Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR)
Debatedores: Pe. Ermanno Allegri (Agência Adital); Jornalista/Advogado: Marcos Guerra (Natal)
Mediador: Profa. Dra. Kenia Beatriz Maia (PPgEM/UFRN)
14h às 18h – Grupo de Trabalho

Dia 31 de outubro
08h - Missa de Encerramento
09h – Seminário: Conteúdo e Mensagens dos MCS: olhares críticos e questões contemporâneas
Assessores: Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro (USP) e Prof. Dr. Laurindo Lalo Leal Filho (USP)
Debatedores: Prof. Dr. Miguel Pereira (PUC-Rio); Prof. Dr. Arnon Andrade (UFRN)
Mediador: Profa. Msc. Erika Zuza (UFRN)
12h – almoço
14h às 16h – Grupo de Trabalho
16h30 – Solenidade de Encerramento com anúncio da sede do 9º Muticom
17h30 – Apresentação da cantora Elba Ramalho

Dia 1 de novembro
CITY TOUR

Temas dos Grupos de Trabalho (GT's)
RÁDIOS EDUCATIVAS, COMUNITÁRIAS E COMERCIAIS
    Ementa: Este GT abordará experiências de programas inovadores no campo da educação radiofônica, nos dois tipos de emissoras, nos tempos atuais; e abordagens de temas que enfoquem questões éticas no âmbito das atividades na comunicação, na vida pública e noutros campos profissionais, principalmente de cunho das ações sociais; e questões relativas à sustentabilidade das emissoras educativas. Qual é o papel das Rádios Comunitárias? Além destas questões, o GT também abordará outras relacionadas com a regulamentação (questões legais = legislação) e sustentabilidade (pode ter anúncios, como as emissoras comerciais?); interatividade (a comunidade tem voz e vez nas Rádios Comunitárias?), linguagem (os programas falam a “língua” da comunidade?) e função social (estão cumprindo o papel de Rádio Comunitária?).

IMPRESSOS
    Ementa: O GT abrange a apresentação de experiências com comunicação impressa, com ênfase em novos formatos, segmentação, customização e cuidados com a identidade visual dos veículos impressos. Relatos sobre a utilização de fotografias, charges e outras Ilustrações e estrutura no tocante aos sistemas de impressão e distribuição, bem como periodicidade e uso de espaços publicitários.

PASCOM
   Ementa: O GT “Pastoral da Comunicação” pretende reunir pessoas que atuam nas equipes regionais, diocesanas ou paroquiais da Pastoral da Comunicação. O objetivo do grupo é mostrar que o trabalho desenvolvido pela Pascom é vasto e pode abranger várias áreas da comunicação. Assim, a cada tarde serão apresentadas experiências seguindo uma determinada área de ação da Pastoral:

a) Organização: como são formadas as equipes diocesanas e paroquiais; como se dá a capacitação dos agentes, uma vez que a maioria deles não tem formação acadêmica em comunicação social.

b) Rádio: muitas dioceses/paróquias apresentam programas, seja em rádios comerciais, comunitárias e até webrádios. Apresentar experiências positivas desse trabalho.

c) Mídias Sociais: com a expansão da internet, como a Igreja aposta nas mídias sociais para evangelizar.

d) Televisão / webtv: as experiências da produção e apresentação de programas de TV ou webtv, por parte da Pascom, ainda é incipiente. Porém, algumas dioceses já atuam nessa área, no processo de evangelização.

WEB-RÁDIO E WEB-TV
    Ementa: Partilhar e discutir práticas de produção e veiculação de programas de Rádio e TV através da web. Experiências de transmissão ao vivo e por demanda pela web. Tipos de tecnologias mais usados e a relação custo-benefício. Práticas de disseminação da banda larga para transmissão de áudio e imagens. Formas de interação e participação com os internautas e comunidades off-line. Relatos do processo de criação de rádios e TVs na web.

Comunicação e Catequese
    Ementa: Este Grupo de Trabalho será o espaço para a troca de experiências no que diz respeito à utilização dos diversos meios de comunicação utilizados na Catequese. As técnicas de grupo, os recursos de comunicação que aproximam as pessoas, que ajudam a compartilhar a vida. A criatividade na Catequese. A comunicação pessoal e a comunicação grupal como exercício de vida comunitária e partilhada. O uso de meios de comunicação de massa e dos equipamentos modernos de comunicação. A utilização do microfone, da internet, da multimídia, do computador e de todos os equipamentos que ajudam a comunicar na catequese.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS
Ementa: O GT objetiva a exposição das experiências com a divulgação dos eventos e difusão das informações para a imprensa e para públicos específicos, enfocando aspecto como: convocação de entrevistas, organograma e estrutura das assessorias, produção de clipping, divulgação de campanhas, uso das novas mídias. Acolhe também experiências com organização de murais e publicidade de eventos mediante a produção de cartazes, folders, panfletos, entre outras mídias.

TELEVISÃO E CIDADANIA
    Ementa: Apresentar relatos de experiências de canais que produzam conteúdos voltados para a cidadania e participação. Discussão da ocupação de grades de programação e modelos de produção de programas de televisão aberta e fechada (por assinatura). Compartilhar experiências de TVs públicas, confessionais e comerciais que produzam programas com enfoque na cidadania, diante da oferta do mercado audiovisual. Digitalização da Televisão e desafios para as TVs confessionais. Relações entre TVs confessionais e produção independente, com enfoque cidadão. A cobertura jornalística nas TVs comerciais, públicas e confessionais: limites e perspectivas.

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
    Ementa: Este GT apresentará e discutirá experiências e projetos que articulam educação e comunicação – Educomunicação – em suas práticas pedagógicas, com ênfase nos processos desenvolvidos, nas metodologias adotadas, nos resultados obtidos e nos pressupostos que nortearam as ações realizadas nas escolas, ONGs, universidades e comunidades diversas.

FORMAÇÃO DE COMUNICADORES
    Ementa: A maioria das pessoas que atuam na comunicação, na Igreja Católica, como os agentes da Pascom, especialmente nas paróquias, não tem formação acadêmica na área de Comunicação Social. São pessoas que se identificam com o trabalho e, voluntariamente e com boa vontade, produzem e apresentam os programas radiofônicos, fazem o jornal impresso, atualizam o site, o blog e as redes sociais, enfim, divulgam as ações da Igreja. Para suprir a necessidade de um trabalho mais profissional e qualificar essas pessoas, várias dioceses, no Brasil, criaram cursos ou Escola de Comunicação. Esse GT se propõe a apresentar experiências positivas desses cursos e Escolas de Comunicação, criados por Dioceses, e que têm contribuído para a qualificação de comunicadores que atuam na Igreja e em outros segmentos da sociedade.

REDES SOCIAIS E JUVENTUDE
    Ementa: Relatos de experiências do uso da internet na formação e ampliação de redes sociais. Processos de colaboração em rede na produção, veiculação e viralização de conteúdos. Limites, desafios éticos e possibilidades para a juventude na construção de redes sociais em ambientes digitais. Desafios para juventude trazer para o espaço das ruas e das comunidades as mobilizações das redes sociais em ambientes digitais.

Comunicação para crianças
    Ementa: Experiência de uso de meios que produzam formatos de comunicação destinados às crianças (no rádio, TV e internet). Crianças que fazem comunicação para crianças. Explorar literatura infantil, projetos e programas que incentivem a leitura na infância, sem desmistificar (sem tirar o senso do mistério). Formas de linguagem apropriadas para a comunicação destinada ao público infantil.

REDES DE COMUNICAÇÃO
    Ementa: Relatar experiência de trabalhos em rede, através de meios de comunicação diversos. O conteúdo apresentado em rede é relevante para o público alvo da rede? Em que estas redes melhoraram a comunicação entre os participantes? Descobrir se há interação entre meio e público alvo. Ver como potencializar as redes já existentes para ampliar a comunicação e as relações cidadãs.

http://muticom.com.br

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Edição 47